quinta-feira, 5 de novembro de 2015

(Do FACE) >INJUSTIÇA SE...

 


Padrão Sergio Moro - O Antagonista
Brasil 04.11.15 09:57
A juíza Célia Regina Ody Bernardes, que teve a coragem de investigar Lulinhazinho, Gilberto Carvalho, Antonio Palocci e Erenice Guerra, finalmente ganhou uma boa reportagem na imprensa.
O mérito é de Jailton de Carvalho, de O Globo:
"Mestre em Filosofia, Célia Regina começou a atuar como juíza em Cuiabá em 2011. Em 2013, foi transferida para Brasília, onde passou a oficiar na 21ª Vara Federal. Em setembro, ela foi chamada para reforçar a 10ª Vara Federal, assumiu as rédeas da Zelotes e, desde então, mudou o curso da segunda maior investigação criminal do país num momento em que seu andamento parecia condenado ao fracasso. Numa linha de atuação diferente do juiz anterior, Célia Regina determinou as primeiras prisões de advogados e lobistas acusados de manipular decisões do Carf e comprar benesses em medidas provisórias para montadoras de carros.
No mesmo despacho, a juíza atendeu a um pedido de dois procuradores da República e autorizou busca e apreensão na sede da LFT Marketing Esportivo e de mais duas outras empresas de Luis Claudio Lula da Silva, um dos filhos de Lula. A medida causou forte reação nos meios políticos. Ativistas políticos passaram a associar a decisão da juiz a um de seus irmãos, Napoleão Bernardes, prefeito pelo PSDB de Blumenau. Mas o rótulo de conservadora dificilmente colará na juíza. Célia Regina é ligada à associação Juízes para a Democracia, movimento de juízes mais afinados com ideias humanistas".
O risco, porém, é que ela seja afastada do caso:
"A chegada de Célia Regina à 10ª Vara Federal foi festejada por alguns procuradores e delegados. Há algum tempo alguns deles vinham pedindo 'padrão Sergio Moro' de decisão judicial em Brasília. Mas, mesmo com as boas-vindas dos investigadores, não é certo que a juíza permanecerá no caso até o final das investigações. Na segunda-feira, o juiz titular da 10ª Vara, Vallisney de Souza Oliveira, retorna ao cargo depois de passar um ano como juiz auxiliar no STJ. Ela deve, então, assumir a vaga do primeiro juiz substituto Ricardo Leite, que entrará em férias.
Quando Leite voltar ao trabalho, haverá um novo arranjo, e, a partir daí, não se sabe se a juíza continuará ou não à frente da Zelotes, disse a O Globo um dos auxiliares da magistrada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário