domingo, 6 de setembro de 2015

Presidente da Guatemala ‘Renunciou’ e ainda foi pra cadeia por roubar seu país

 

A Justiça da Guatemala determinou a prisão provisória do ex-presidente Otto Perez Molina durante o processo que investiga seu suposto envolvimento em um esquema de milionário de corrupção. Só no Brasil que não funciona?

 http://pensabrasil.com/presidente-da-guatemala-renunciou-e-ainda-foi-pra-cadeia-por-roubar-seu-pais/

E o povo da Guatemala dobrou a meta.
Molina está respondendo por envolvimento no desvio de milhares de dólares do serviço alfandegário nacional. O ex-presidente negou ter cometido qualquer crime. Ele renunciou ao cargo após sofrer grande pressão das ruas.
As denúncias de corrupção deram início a uma onda de protestos nos últimos meses. O vice-presidente Alejandro Maldonado foi empossado interinamente como chefe de Estado.
A renúncia de Molina acontece alguns dias antes da eleição presidencial, marcada para domingo. O ex-mandatário foi impedido de participar do pleito devido a uma norma constitucional. Molina também foi proibido de deixar o país. Seus advogados afirmaram que sua prisão provisória seria “uma violação ao princípio de legalidade e de livre locomoção”.
Eles disseram que não há motivos para se desconfiar que Molina queira fugir, pois apesar de ter recursos para isso decidiu se apresentar à Justiça.
O processo todo está sendo encarado como o início de um novo capítulo na história do país.
(Com informações de BBC)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário